sábado, 9 de junho de 2012

RACHAR PARA CRESCER



           Nicolau Maquiavel foi um gênio da articulação política a quem se atribui a frase “Os fins justificam os meios.”. Isso é uma sacanagem com o rapaz que não pode esclarecer a questão. O que Maquiavel fez foi construir uma obra para o príncipe de Florença, dizendo como ele deveria agir para se manter no poder e ser amado pelo povo.
Nico, como chamaria Rolando Lero, disse apenas que “os fins determinam os meios”. Ou seja, o príncipe deve definir um objetivo, e então descobrir qual a forma mais eficaz de alcançá-lo. Maquiavel não quis dizer que qualquer malfeitoria era aceitável para alcançar um objetivo bom, e sim que os objetivos geram as ações, boas ou más.
Enquanto Ana Amélia Lemos declara apoio à candidatura de Manuela d’Ávila, o PP, partido da Senadora, costura o apoio a reeleição de Fortunati. O que parece ser um racha no partido pode ser também uma hábil manobra política.
O que Ana Amélia e o PP podem conseguir com esse suposto racha é, na verdade, garantir dois importantes apoios na eleição de 2014 para o governo do RS. Fortunati e o PDT irão apoiar o candidato do PP, em troca do apoio recebido agora em 2012, e Manuela d’Ávila irá apoiar Ana Amélia pelo mesmo motivo.
Como Ana Amélia é do PP e, ao que tudo indica, será a candidata ao governo do estado, ambos os apoios estarão garantidos, dando à Ana Amélia mais tempo de TV e uma militância mais ativa que a de seu partido.
Fortunati e Manuela são dois dos três candidatos com grandes chances de vencerem a eleição para a prefeitura de Porto Alegre, o que garante à Ana Amélia uma grande probabilidade de ter o governante da capital apoiando sua candidatura.
Talvez tudo isso seja apenas uma série de consequências boas em um racha real e problemático. Mas se for o caso, Nico vai ficar muito desapontado.

2 comentários: