quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Distâncias

Km 817. O destino, marcado assim no GPS, diz apenas que a estrada é longa. Não é através da voz robótica que descobrimos o grande, e ainda crescente, número de carros que trafegam por essas curvas sinuosas, desviando de buracos e cercados por um paredão de pedras que podem cair a qualquer momento e um penhasco onde o carro pode despencar feito uma pedra. É, a estrada é mal cuidada, fruto do pouco uso, muitos nem sabiam que existia. Esse fluxo mais intenso é recente.

A viagem só é possível graças a pessoas que tentam, diariamente, melhorar as condições, tirando o mato, melhorando a sinalização, etc. Algumas dessas pessoas estão organizadas em grupos, o que ajuda na manutenção de uma parte maior da estrada. O “Chega de Fiu-Fiu” é um desses grupos, vem melhorando a sinalização ao longo da estrada e, principalmente nas outras estradas, facilitando o acesso da população. Fico no carona, mexo no som, alcanço uma água para a motorista, mas em momento algum assumo a direção. É ela que precisa se manter atenta à estrada o tempo inteiro, manter as mãos no volante, pisar nos pedais. Esse desgaste não é, nunca foi, e não será meu.


Sou apenas um passageiro, fico sinceramente constrangido de cansar antes de quem dirige. Abaixo o meu vidro e encaro as ameaçadoras pedras, me certificando que nenhuma está vindo ao nosso encontro. Sinto os primeiros pingos da chuva que nuvens e ventos vinham anunciando e eu teimava em duvidar que viria, fecho os vidros e torço para que acabe logo. O pensamento de acabar logo me leva a concluir que já devemos estar na metade do caminho, afinal andamos bastante. Volto a olhar a estrada, o limpador de parabrisa dança freneticamente, melhorando a visão da motorista. Eu, que sou um passageiro, me distraio por um momento com os pingos que correm pelos cantos onde as hastes de silicone não chegam. Jair Bolsonaro é uma placa antiga onde leio: Km 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário